Cloud Computing – Conceitos

ss-cloud-computing-board-655

Por definição, Cloud Computing se refere a todos os computadores ou servidores compartilhados por meio de internet. Sendo que os serviços ou dados podem ser acessados a qualquer tempo e de qualquer lugar.
Isso contempla também as nossas aplicações que estão em data centers privados e disponíveis na internet. E é aí que começa a confusão de conceito.
Muitas pessoas acreditam que apenas serviços como AWS (Amazon Web Services), Google cloud ou outros provedores de Cloud, podem ser considerados como Cloud Computing, mas esse conceito está errado.
É aí que entram as definições de Cloud pública e privada.

Nuvem privada são de domínio de apenas um usuário ou empresa, geralmente criada para atender uma demanda específica do negócio. Geralmente a Nuvem privada é construída em um on-premise Datacenter mas também podem ser configuradas em provedores de serviço, desde que os recursos sejam exclusivos para aquela empresa.

Nuvem pública é quando existe o compartilhamento de alguns recursos computacionais, são ambientes criados através de um provedor de serviços Cloud e deve-se tomar precauções relacionadas a segurança das informações.

Um dos principais conceitos da computação em nuvem é a elasticidade, que significa que a infraestrutura pode ser expandida ou diminuída de acordo com a demanda. E isso pode ser feito de forma simples e automática.
Com isso você consegue aumentar a sua capacidade de acordo com a necessidade, evitando custos desnecessários.

cloud-computing-devices

Principais tipos de computação em nuvem:
– IaaS (Infrastructure as a Service): é o tipo que mais cresce, a definição é simples, é quando você utiliza algum recurso de infraestrutura a partir de um provedor de serviço (Servidores, rede etc). Ao invés de comprar o hardware você faz o aluguel e paga pela utilização
– PaaS (Platform as a Service): é quando você utiliza uma plataforma hospedada na nuvem. Você pode fazer utilização dela (salesforce por explo) ou utilizar a plataforma para desenvolver os seus próprios sistemas (frameworks como WOLF)
– SaaS (Software as a Service): e uma forma de distribuição e comercialização de software, sendo que o fornecedor fica responsável pela hospedagem em nuvem.

Hoje em dia as empresas que não estão ao menos avaliando mudança total ou parcial para nuvem, já estão ficando para trás em relação aos concorrentes.
Para empresas ou ambientes novos é muito provável que a adoção de computação em nuvem seja a melhor opção.

Algumas empresas ainda estão preocupadas com o assunto segurança mas aos poucos esse mito está caindo e a computação em nuvem crescendo cada vez mais.